terça-feira, 19 de junho de 2012

Os Riscos dos Remédios para Emagrecer

Olá meninócas! Tudo bem?

Que felicidade entrarmos na nossa 3º Semana como Gordas em Recuperação não é mesmo?
Olhar pra trás e ver que pensamos que não conseguirimos completar a primeira já nós enche de felicidade! Glória a Deus!
Mas hoje meninas, vamos falar de um assunto muito sério. Um assunto que só vai "atrapalhar" completamente a nossa participação no Programa Gordas em Recuperação.
O uso de medicamentos para emagrecer dentro do nosso grupo é completamente proibido. Não incentivamos e NUNCA demos crédito a esse vilão que existe apenas para nos trazer uma falsa felicidade. Por isso amigas, pense antes de tomar uma decisão como essa, pois a nossa maior Vitória é emagrecer por nosso próprio mérito, por nossa Fé, Força e Vontade. Seguindo todos os passos que o Programa e a Dieta dos Pontos nos oferece, não precisamos nos enganar com essas drogas.
Eu sou mais eu! Confio no meu potencial e na minha Força de vontade! E você amiga?

Vamos ao texto muito interessante e importantíssimo para enriquecer o nosso comenhecimento como GR.
Texto enviado pela nossa querida amiga Cláudia Toledo.


Os riscos dos remédios para emagrecer
Muitas pessoas não medem esforços para emagrecer, colocando até mesmo sua saúde em risco. A procura de remédios para emagrecer aumentou muito no Brasil, assim como seu uso. De acordo com o relatório divulgado pela Junta Internacional de fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgãos das Nações Unidas, as pessoas tem consumidos cada vez mais esses tipos de remédios, correndo sérios riscos devido aos efeitos colaterais que podem ser causados.
Muitos acabam se preocupando tanto com a aparência, com a estética, com os padrões de beleza que são impostos e não percebem os pergios que podem ser causados pelo uso desses remédios.
O consumo cada vez maior dos chamados anorexígenos, substâncias como fentermina, fenproporex, anfepramona e fendimetrazina, causado grande preocupação nos especialistas.
Os profissionais da área dizem que, um dos principais fatores para essa situação está na atitude dos médicos. Justifica-se: a receita de anorexígenos acontece frequentemente a pedido dos pacientes, se não houvesse a demanda, a prescrição não existiria. Além disso, esses medicamentos não tem resolvido o probelma, que seria em relação a perda de peso e a situação está fugindo do controle.
Segundo o presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), muitas pessoas que utilizam anfetaminas não são obesas, mas apresentam algum problema relacionado à estética. De acordo com ele, são pessoas que pesam 55 kg, por exempo, e tomam esses remédios para perder cerca de 2 quilos. Estando essas pessoas sujeitas a sofrerem mais com os efeitos colaterais.
Para tratar a obesidade é necessário um trabalho progressivo, aos poucos para que seja eficaz. Utilizar medicamentos querendo resultados cada vez mais rápidos para chegar ao emagrecimento pode resultar em outros problemas e comprometer a solução para o aumento de peso.
O remédio usado com este objetivo causa diferentes ações no organismo e muitos efeitos colaterais. O uso sem prescrição médica dessa substância pode causar efeitos como irritação, insônia, ansiedade, taquicardia, dor de cabeça, dependência, diarréia, deficiência de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), peda muscalar etc.
Para um bom resultado é necessário o acompanhamento de um profissional especializado, respeitando o quadro do paciente e o uso determinado na indicação.
A Jife enfatiza a importância de uma posição do governo no controle desses medicamentos. Segunto a Junta, a tendência de consumo dessas substâncias deve ser vigiada, identificamdo possíveis exageros para que seja feito um controle dos canais internos de distribuição.
Deve-se dá atenção também aos medicamentos que são vendidos ilegalmente pela internet. A Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável pela fiscalização dos medicamentos, disse que estabeleceu um convênio com a Polícia Federal para localizar e fechar os sites que fazem esse tipo de comércio.
O controle do governo sobre o uso dessas substâncias é fundamental. No entanto, ter consciência dos problemas que esses remédios podem causar, serve para fazer as pessoas mudarem de atitudes em relação ao uso e abuso desses medicamentos, procurando formas mais saudáveis de melhorar não somente a aparência, mas também a saúde.

Agora palavras de uma Nutricionista.

Os perigos do uso de medicamentos para emagrecer

A obesidade é considerada uma doença crônica que se instala de forma lenta e progressiva no organismo através do acúmulo de depósitos de gordura normalmente, associado a uma ingestão calórica excessiva e à baixa atividade física. Do mesmo modo, que a obesidade demora para aparecer, o seu tratamento também exige tempo para a obtenção de resultados permanentes e que não comprometam à saude.
Por não compreenderem esse processo de perda lenta de peso e desejarem uma solução rápida e fácil para o problema, algumas pessoas acabam fazendo uso de medicamentos, importando-se apenas com a perda de peso e não se dando conta das consequências do uso inapropriado de tais substâncias.
Como todo medicamento, os utilizados no tratamento da obesidade também devem ter a indicação e a supervisão de um profissional especializado, não devendo ser usados indiscriminadamente, mesmo porque o tratamento medicamentosos da obesidade está associada a outras doenças (hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, colesterol sanguíneo elevado).
Além disso, é bom ressaltar que os resultados só serão satisfatórios e definitivos, se houver a associação do medicamento com planejamento alimentar e exercício físico. Caso contrário, a tendência é voltar ao peso antigo, com a suspensão do uso.
Quem quer REALMENTE emagrecer deve ter em mente que a luta contra a obesidade implica em superar dificuldades, não permitindo que os empecilhos acarretem em desânimo e falta de motivação. Os obstábulos não podem fazer da perda de peso uma meta inatingível.
A disciplina, a força de vontade e a determinação devem estar sempre presentes para que o objetivo tão esperado, de conseguiur chegar no peso desejado, seja alcançado.
Para quem está seguindo um planejamento alimentar com o intuito de perder peso, resistir a um doce oferecido por um amigo ou a uma pizza com a família no final de semana parece uma tarefa árdua. No entanto, é importante saber que a restrição é por tempo limitado até a meta ser atingida.
A partir dai, o consumo poderá voltar ao normal, desde que a pessoa tenha aprendido a se satisfazer sem precisar mais exagerar na quantidade. Lembrem-se meninas: Magra? Não! Gorda em recuperação. SEMPRE!
Abaixo, estão relacionados os tipos de medicamentos mais utilizados no tratamento da obesidade, divididos por categorias, de acordo com a ação no organismo e os efeitos colaterais por eles causados, para você ficar informada sobre o assunto.


Uma outra categoria de medicamentos para emagrecer são as fórmulas de manipulação.
Essas fórmulas consistem numa mistura de substâncias ditas "naturais" passando a falsa idéia de serem inócuas ao organismo. Alguns exemplos de tais componentes são: anfetaminas, diuréticos, laxativos, ansiolíticos (remédios que diminuem a ansiedade) e hormônios da tireóide.
A promessa de emagrecimento, sem a alteração dos hábitos alimentares faz com que muitas pessoas adquiram esses produtos achando terem encontrado a solução para o problema do escesso de peso.
Contudo, desconhecem que com a interrupção do seu uso frequentemente ocorre à volta ao peso antigo, de forma rápida, caracterizando o famoso e prejudicial "efeito sanfona", além da presença comum de desidratação, irritação e sonolência como principais efeitos colaterais.
A mudança comportamental é a chave para a manutenção do peso! O uso de medicamentos, apesar de aparentemente ser eficaz no início promovendo uma perda rápida de peso, acaba na maioria das vezes permitindo um retorno ao peso anterior assim que é interrompido a sua utilização pois, não é capaz de modificar os erros alimentares instituindo hábitos saudáveis na alimentação. Isso sem contar os efeitos colaterais que normalmente estão presentes.
Mesmo para os casos em que os medicamentos são indicados e necessários, como os já citados anteriormente, a ação conjunta da educação alimentar e da atividade física é imprescindível para o sucesso do tratamento.
Em se tratando de obesidade, não existe fórmulas mágicas nem soluções imediatas e fáceis. O indivíduo deve estar ciente que para conseguiur um resultado duradouro e satisfatório à saúde, o mais indicado é uma mudança de comportamento com a correção de hábitos alimentares inadequados e o aumento do gasto energético, através do exercício físico.
Não  há segredos no combate à obesidade, existe sim, um empenho permanente para superar todos os obstábulos encontrados a chegar na reta final, com um corpo esbelto e saudável!

Fonte:
Por: Roberta Stella
Nutricionista foramada pela Universidade de São Paulo (USP)

Então meninas, mesmo que passem uma semana sem emagrecer, ou mesmo tendo engordado alguns quilos, vamos ter FÉ, FORÇA e VONTADE, não vamos desistir.
Pedir ou deixar que um médico nos receite um remédio desses sem necessidade, é nos boicotar, pois mostrar uma perda de peso usando esses métodos nos dará uma falsa felicidade, pois não estaremos enganando apenas o grupo e sim a nós mesmas, além de nos prejudicar.

Abraços
Claudia Toledo,
Grupo Fé, Força e Vontade
Programa Gordas em Recuperação.



2 comentários:

  1. Concordo plenamente com todo o conteúdo descrito aqui. Quem quer emagrecer com saúde não precisa utilizar medicamentos.
    Basta ter força de vontade!

    ResponderExcluir
  2. Oi, gente boa noite! Foi muito bom que este tema tenha sido colocado no início das nossas reuniões... É muito importante que tenhamos nas nossas mentes que nossa meta de emagrecimento é para sempre e não momentânea. Remédios alteram o nosso metabolismo e ficamos momentaneamente com um peso menor, contudo, se não fizermos reeducação alimentar acabamos voltando aos mesmos quilinhos extras ou, muitas vezes, ganhando excesso de peso até maior do que tínhamos antes devido termos prejudicado nosso organismo com esse tipo de droga! Boa noite! Sarah

    ResponderExcluir