domingo, 3 de junho de 2012

Dicas para emagrecer com Saúde.

Olá meninócas. Firmes? rs

Recebemos essa matéria da nossa amiga Gr Cássia e achamos muito interessante. Por isso resolvemos partilhar com vocês também.
São dicas e informações necessárias que realmente fazem diferença e nos ajudam para o bom andamento da nossa Reeducação Alimentar.

Cuidado com as dietas que estão sendo veiculadas pela mídia, algumas delas são perigosas e podem prejudicar a saúde - não existe nada milagroso para emagrecer, e se dizem existir, pode ser algo que custa caro para a saúde, e que demanda esforços que não são melhores do que uma boa transformação de hábitos. Dietas "malucas" comumente não são efetivas para perder peso, pois grande parte delas não transforma os hábitos alimentares de maneira sólida, apenas os moldam por um determinado período. E quando a pessoa volta à alimentação habitual, está sujeito a ganhar o efeito sanfona e engordar novamente, pois a transformação foi apenas superficial.
É claro que existem formas de alimentação bem preciosas, com um conjuto de alimentos combinados que desintoxicam ou promovem um maior equilíbrio do corpo, mas é importante separar o joio do trigo. Aí temos casos à parte, de acordo com o objetivo que se quer alcançar, e que devem ser devidamente acompanhados por um bom nutricionista.
Se o objetivo for emagrecimento, é interessante substituir duas palavras por outras duas - troque "dieta" e "regime" por "alimentação saudável". Dieta e regime são por um período, parecem hábitos forçados... melhor é adotar a alimentação saudável - 'prá toda a vida', de forma natural e espontânea!
Emagrecer lentamente pode ser desestimulante, já que não se pode ver o resultado em curto prazo. Então o que fazer para ter o corpo desejado?

Infelizmente, não há milagres. O emagrecimento depende de uma alimentação balanceada, exercícios físicos e repouso adequado. Talvez essas palavras assustem, mas na seqüência você pode encontrar dicas para sua dieta se tornar mais fácil e menos sacrificante:
1. Não tenha pressa. Se estiver acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?
2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.
3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boca. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingeri-lo (uma vez por semana, quinzenalmente, mensalmente?)
4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.
5. Estipule horários para as refeições.
6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.
7. Beba muita água! Hidrate-se. Água desintoxica o organismo, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de gordura e na eliminação das fezes. Beba de 2 a 3 litros por dia. Lembre-se: a hidratação acontece principalmente de dentro para fora.
8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.
9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime”, mande um audível "não”. Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias. Além disso, regime dá idéia de tortura. O bom mesmo é transformar a alimentação de maneira fixa e gradativa.
10. Sem jejum: Muitas pessoas pensam que se pularem uma refeição estarão comendo menos e emagrecendo. Ocorre o contrário, pois cada refeição feita após o jejum é marcada pela voracidade e assim a pessoa acaba comendo mais.
11. Não coma quando estiver cansado: Você vai querer comer rápido, não vai escolher os alimentos que realmente quer comer para ir descansar logo, então descanse primeiro ao menos 10 minutos, respire fundo, ou vá tomar banho antes de ir comer.
12. Faça atividades físicas: A adoção de atividades físicas melhora sua qualidade de vida, além de melhorar seu desempenho (no trabalho, em casa, no sexo) e ajuda a queimar as calorias que estão sobrando. Por exemplo:
• Vá a pé à padaria ou à banca de jornal;
• Levante-se da cadeira durante o trabalho ao invés de usar as rodinhas;
• Passei com o cachorro e brinque com as crianças;
• Se andar de ônibus, procure saltar um ponto antes e vá a pé ao seu destino;
• Esqueça o elevador ou as escadas rolantes e use escadas normais;
• Evite ficar parado o máximo de tempo que puder.
13. Dor de cabeça, tontura e fraqueza são comuns em qualquer dieta. O organismo está se adaptando a uma nova realidade. Contudo, informe sempre ao médico ou nutricionista assistente qualquer sintoma observado.
14. Não se preocupe com o peso na balança: Ele não indica se houve emagrecimento real ou ganho de peso magro – para isso é necessária uma avaliação completa da composição corporal (peso e porcentagem de gordura). Evite verificar o peso com freqüência durante o tratamento para emagrecer.
15. Uma dieta saudável deve englobar o trinômio: Boa Alimentação, Atividade Física e Repouso Adequado.
16. Não desista da dieta: Há várias dietas diferentes que podem se adequar ao seu organismo.
17. Faça de cinco a seis refeições por dia, sendo três refeições principais e dois a três lanches intermediários.
18. Mantenha um diário alimentar e evite a alimentação automática. É importante não fazer nada diferente enquanto comer (ver TV ou ler jornal, por exemplo).
19. Alimente-se em local adequado e sentado. Pouse os talheres entre uma garfada e outra e mastigue devagar os alimentos. Não coloque as travessas na mesa durante a refeição. Coma uma porção de cada vez e saia da mesa após se alimentar.
20. Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão. Procure distinguir fome e desejo. Resista aos desejos e não os inclua na sua lista.
21. Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco.
22. Não cultive sonhos impossíveis em relação ao peso. Estabeleça objetivos realistas.
23. Concentre-se em seu comportamento e não no peso.
24. Viva as emoções em vez de descontá-las nos alimentos. Aprenda a diferenciar fome de compulsão.
25. Converse com seus familiares para que eles apóiem e auxiliem no seu tratamento, evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços.
26. Procure conhecer o valor calórico dos alimentos. Leia atentamente os rótulos e prefira produtos com baixo teor de gordura ou sem gordura.
27. Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas) e evite os simples (como doces e açúcar).
28. Torne a dieta pobre em calorias apetitosas (use ervas e temperos diferentes).
29. Procure aumentar a quantidade de fibras (coma frutas com bagaço e verduras).
30. Quando der vontade de comer doces, procure os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate.
31. O creme vegetal é mais saudável que a margarina.
32. O óleo de soja pode ser reaproveitado apenas uma vez.
33. O uso de laticínios durante a refeição pode prejudicar a absorção do ferro.
34. Substitua uma gema por duas claras em omeletes e receitas que precisam de ovos.
35. No preparo de massas, o molho ao sugo é bem menos calórico que o molho branco ou quatro queijos.
36. Ao preparar espetos para churrasco, intercale legumes com pedaços de carne.
37. Guarde doces e biscoitos nas prateleiras mais altas do armário.
38. Meça a quantidade de óleo antes de preparar as refeições para a família.
39. Numa festa, não faça da comida a principal atração. Divirta-se e desvie o seu foco conhecendo pessoas novas, dançando e conversando.
40. Quando você incluir carne em sua alimentação, coma galinha, peru (sem pele) ou peixe. Compre carnes magras e retire toda e qualquer gordura antes de cozinhar. Jogue fora o caldo de gordura que se forma ao cozinhar a carne.
41. Coma legumes com fonte de proteínas (feijão, ervilha) pelo menos uma vez por semana.
42. Lembre-se que massa, arroz, pão e cereais têm pouca gordura, mas são ricos em açúcares.
43. Tome cuidado com congelados e molhos. Eles são fonte de gorduras escondidas.
44. Prepare seu alimento na forma de assados, no vapor, fervura ou grelhados, em vez de fritá-los.
45. Reduza os ingredientes com alto teor de sal que você normalmente usa: molho de soja para carnes e concentrados de sal.
46. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada(o) e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.

Fonte: Texto adaptado por Isis Moreira do site: www.para-emagrecer.com

Abraços!
Equipe Fé, Força e Vontade
Programa Gordas em Recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário