sexta-feira, 25 de maio de 2012

Refrigerante - O mal disfarçado.

Olá meninócas, tudo bem?

Continuando o assunto de coisas que vamos ter que aprender e moderar seus excessos para um bom resultado dentro do nosso Programa Gordas em Recuperação.
E hoje, vamos falar sobre o refrigerante, uma das bebidas mais ingeridas no mundo. Vamos saber um pouco mais sobre esse vilão que é uma delícia.. rsrs

O refrigerante está tão incorporado à alimentação, que algumas pessoas não conseguem mais controlar o consumo. O músico Felipe Amorim, 25 anos, confessa que é difícil resistir à bebida. "Consigo ficar, no máximo, um dia sem beber um refrigerante."
Felipe conta que acaba substituindo a água por suco ou refrigerante. "Tomo pouca água. Às vezes, tenho pouxa paciência para preparar o suco. Como o refrigerante é mais prático, acabo optando por ele."
Na sua preferência está um refrigerante tipo cola. "Bebo quente e sem gás. Quando a garrafa de três litros está no final, sem gás e ninguém mais quer, aproveito para degustar. E não tem hora para beber, tomo até no café da manhã". A funcionária pública, Simone Gonçalves, 35 anos, também é uma consumidora assídua de refrigerantes. Ela chega a tomar, 1,5 litro por dia. "Gosto do sabor."
Para quem consome o refrigerante em excesso, a nutricionista Cláudia Montianéle de Castro faz um alerta. "A bebida causa obesidade e provoca cáries. Os tipos cola, que contém cafeína e ácido fosfórico, roubam cálcio do organismo, provocando perda de massa óssea ou diminuição da densidade mineral óssea. Além disso, por conter corante caramelo, os tipos de cola podem aumentar a resistência à insulina e, conseguentemente, o risco de desenvolver tipo 2."

PESQUISA CONSTATA SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA NOS REFRIGERANTES.
A Pró - Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, divulgou uma pesquisa realizada com 24 refrigerantes. Em sete, constatou-se a presença de benzeno. Cláudia explica que se trata de uma substância cancerígena encontrada no ar, pela queima de carvão e óleo.
"O benzeno pode ser formado em substâncias que contêm benzoato de sódio e ácido ascórbico (vitamina C) na composição. As temperaturas elevadas e a luz podem estimular a conversão do benzoato de sódio juntamente com o ácido ascórbico em benzeno."
A nutricionista diz que o benzeno pode ser encontrado na maioria dos refrigerante à base de laranja e limão, devido à vitamina C, e também naqueles do tipo light e diet. "O açúcar inibe a formação de benzeno e a restrição dele na bebida tipo light e diet pode favorecer a sua formação."
Foram descobertos ainda dois corantes, imporópios para as crianças: o amarelo crepúsculo, proibido em países europeus por aumentar a hiperatividade, e o amarelo tatrazina, que pode causar alergias. Em relaçãoa higiene, não foram encontrados microrganismos nos refrigerantes, nem qualquer problema que pudesse comprometê-los.
Conforme a Pró-Teste, para resolver o problema, basta aos fabricantes a substituição do conservante ácido benxóico por outro que não reaja formando benzeno. O órgão irá notificar a Anvisa e o Ministério da Agricultura para que estabeleçam uma legislação proibindo a presença de benzeno nas bebidas, em geral.
"Os consumidores devem estar atentos aos rótulos das bebidas e verificar se elas possuem benzoato de sódio e vitamina C na composição. Devem ainda procurar armazenar em locais frescos e fora da incidência da luz", aconselha Cláudia.

DIET, LIGHT E ZERO
Nas pesquisa também foram medidos o teor de açúcar das bebidas para checar se as que se denominam diet, light e zero realmente o são e para verificar se as tradicionais abusam do açúcar. Não foram constatados problemas na denominação, mas todos os refrigerantes têm açúcar demais para que o consumo por crianças seja tolerável.
Ao final do teste no laboratório, os consumidores degustaram as bebidas sem identificação para apontar se eram versões tradicionais, diet, light e zero. Em vários casos, as pessoas não souveram que versão lhes foi oferecida.
De acordo com a nutricionista, não só os refrigerantes diet e light são confudidos no mercado, os alimentos também. Ela esclarece que light é o alimento que apresenta redução mínima de 25% em determinado nutriente comparado com o convencional. "É ideal para quem está fazendo dieta para redução de peso."
O diet é recomendado apenas para pessoas diabéticas, pois há restrição de açúcar na composição nutricional. Segunda Cláudia, não é necessariamente menos calórico que o alimento comum, já que é possível acrescentar outro nutriente para compesar a restrição do açúcar.
No refrigerante zero,não há calorias ou já em quantidades insignificantes. Porém, tem acréscimo de sódio na composição e não deve ser comsumido por pessoas hipertensas. "O mineral eleva a pressão arterial, além de possuir um gosto residual de adoçante maior do que o light."

CONSUMO DE REFRIGERANTES POR CRIANÇAS
Cláudia afirma que as crianças devem evitar consumir os refrigerantes. A bebida prejudica no processo de absorção de cálcio, substância importante para a meninada que ainda está em fase de formação óssea. Os refrigerantes também contribuem para aumentar o índice se sobrepeso e obesidade infantil. "Os refrigerantes diet, light ou zero não são recomendados para crianças."

PESQUISA FEITA PELA PRÓ-TESTE.


Fonte: Acessa.com

É bom estarmos por dentro dessas informações né amigas.
Adorei essa matéria.

Abraços!
Equipe Fé, Força e Vontade
Programa Gordas em Recuperação

Nenhum comentário:

Postar um comentário