quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como queimar gorduras?

Olá meninas? Tudo bem?

Nossa amiga Sarah, postou no nosso grupão do face, essa matéria que achei muito boa. Principalmente para tirar nossas dúvidas sobre perder gordura, perder massa magra, fortalecer a musculatura... etc, tudo o que nós sempre conversamos nas nossas reuniões.
Tenho certeza que vocês irão gostar.

COMO QUEIMAR GORDURAS?
Existem três formas principais de queimar, ou metabolizar gorduras através da atividade física. Porém, antes de explicá-las, é necessário que se faça uma breve explanação entre emagrecimento e perda de peso.

EMAGRECIMENTO - diminuição da gordura total, identificável apenas com análise da composição corporal (ex: avaliação antropométrica, impedância biolétrica, densitometria óssea). Não necessariamente, o indivíduo perde peso na balança, mas a quantidade de gordura existente no corpo diminui em valores absolutos.
          Caso: Bruce Wayne faz uma avaliação antropométrica e descobre que tem 90 kg e 20% de gordura (18kg). Após 4 meses de atividades físicas variadas e percebe que ainda está com os mesmos 90 kg, porém, seu percentual de gordura abaixou para 15% (13,5kg). Neste caso, Bruce Wayne emagreceu, mesmo continuando com o mesmo peso. O emagrecimento é o principal responsável pela definição muscular e é padrão de saúde.


PERDA DE PESO - diminuição da massa corporal total. Não necessariamente o indivíduo perde gordura - pode ser massa muscular, mas o peso diminui.
          2º Caso: Louis Lane tem 60 kg e 25% de gordura (15kg), após 3 meses frequentando uma academia e deixando de comer carboidratos, ela se pesa e descobre que perdeu peso, agora está com 55 kg. Porém, não consegue perceber tanta definição muscular. Quando refaz a sua avaliação antropométrica, descobre que manteve a mesma quantidade de gordura no corpo, 15 Kg, e que seu percentual de gordura aumentou (27,3%). Ou seja, estes 5 kg perdidos não foram de gordura e sim de massa magra (muscular + óssea + residual)

Cabe ressaltar que cada organismo tem necessidade de uma coisa. Por exemplo, pessoas com problemas graves nos tornozelos e joelhos precisam perder peso. E, dependendo da gravidade da lesão, não interessa o tipo de peso que ele perca, mas sim, que diminua a sobrecarga nas articulações prejudicadas.
As formas principais para queimar gordura são:

Exercícios Aeróbicos (preferencialmente contínuos) de baixa
intensidade e longa duração:
Em atividades com intensidade aproximada de 55-65% da frequência cardíaca máxima - ou classificada como "moderada" na escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) - a principal fonte energética são as gorduras. Deve ser de longa duração pois o tempo de exercícios é diretamente proporcional ao gasto calórico e a mobilização de gorduras.
O tecido adiposo é um fonte de energia muito lenta, portanto, exercícios de alta intensidade, que precisam de energia rapidamente, metabolizam outros nutrientes em maior quantidade do que as gorduras. Além disso, não é possível manter exercícios de alta intensidade por muito tempo, e isto acaba prejudicando a queima de gorduras.
EX: caminhadas, corridas lentas (trote), elíptico (transport) e bicicleta.
Obs: dependendo da aptidão aeróbica, aulas de dança e step, também se encontram nessa categoria.

Exercícios Aeróbicos (preferencialmente intervalados) de
intensidade entre moderada e alta:
A teoria mais aceita para a perda de peso é a do balanço energético negativo, ou seja, o indivíduo precisa gastar mais calorias do que ele ingere para perder peso. Atualmente, o balanço energético é, cientificamente, o método mais aceito para propociar a perda de peso.
Apesar da principal fonte energética neste caso NÃO ser os ácidos graxos (gordura), o exercício intervalado promove um gasto calórico maior, no mesmo período de tempo. se comparado ao contínuo de baixa densidade. E a queima de tecido adiposo acontecerá por conta do balanço energético negativo.
Os estímulos podem variar a intensidade, duração e intervalo de recuperação.
Ex: Treinamentos intervalados na esteira, bicicleta, elíptico, aulas de ciclismo indoor, step, mini-trampolim (jump) e ginástica aeróbica.

Exercícios resistidos (musculação):
A musculação é um exercício anaeróbico (não utiliza oxigênio para produzir energia), e as gorduras não são metabolizadas sem oxigênio. Porém, a importância da musculação na queima de gorduras se dá:
a) Durante a recuperação, o músculo fadigado necessita de nutrientes para se recompor, e é nesse momento que o ácido graxo é metabolizado.
b) Devemos ter em mente que 1 kg de massa muscular, para se manter, precisa de mais energia (gasta mais calorias) do que 1 kg de massa gorda. Portanto, um indivíduo com mais massa muscular (não necessariamente volume, mas sim, massa, pode ser tonicidade, volume, densidade) gasta mais calorias por dia, para o seu corpo se manter.
Ex: Musculação e ginástica localizada.

Importantíssimo!
Não adianta fazer atividades físicas para queimar calorias e tentar diminuir o balanço energético se a dieta não estiver adequada.

"A gordura queima em uma chama de carboidratos", ou seja, se a dieta conter pouco carboidrato, o ácido graxo NÃO será metabolizado adequadamente e, além disso, seu rendimento estará comprometido e sua saúde prejudicada.


Muito bom essa matéria né meninas! Eu adorei!

Com carinho

Thalita Mendes
Grupo Fé Força e Vontade
Programa Gordas em Recuperação
Uberlândia - MG

Um comentário:

  1. Pois é... Fica a dica: Não adianta fazer atividades físicas para queimar calorias e tentar diminuir o balanço energético se a dieta não estiver adequada.
    Abraço!!! Sarah

    ResponderExcluir