quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como manter a Dieta nesse frio.

Meninóóóócasssss.. que frio é esse?


Tempinho bom de ficar debaixo de muitos cobertores e sempre de lado uma canequinha com alguma delícia quentinha.. HUMMMM... e a fome que dá nesse tempinho????
Aneim... rsrs mas não podemos perder o foco!
Agora que precisamos ser fortes para chegarmos no verão com muitos quilinhos eliminados. E vamos conseguir! com fé em Deus!

No frio, a sensação de fome parece ser maior, isso porque o nosso organismo gasta mais energia para produzir calor e manter a temperatura corporal em torno de 37ºC, e com isso o corpo demostra sinais que precisa de mais alimento fazendo com que aumente a sensação de fome principalmente por alimentos gordurosos.
Parece ser mais difícil perder peso no inverno, pois o organismo na medida do possível tenta preservar a gordura estocada, porque ela atua como isolante térmico. No inverno, os estoques de gligogênio (forma com que o corpo armazena o carboidrato) se esgotam mais rapidamente também, por causa da ação física da perda de calor interno para o ambiente. O problema está no quanto é preciso comer a mais, sem desequilibrar a balança.
É importante lembrar que no inverno, a hidratação é fundamental já que as pessoas não sentem tanta sede como noverão e acabam se esquecendo dos líquidos, o que não é bom. A diurese está aumentada e se a hidratação não for adequada pode até prejudicar os rins. Existem várias formas para se hidratar e uma delas são os chás, que podem ser tomados quentes e além de tudo trazem inúmeros benefícios das ervas.


Procure optar por ervas naturais, como camomila, erva cidreira, erva doce, pois possuem propriedades fitoterápicas e seus nutrientes são mais biodisponíveis. Os chás verde e branco também são ótimas opções por terem um grande poder antioxidante.
Outro alimento que todos adoram e a vontade por ele aumenta muito no inverno é o chocolate, e porque essa vontade?


O chocolate é uma ótima fonte de energia e no inverno o nosso metabolismo está mais acelerado, ou seja gastando mais energia, para produzir calor para o corpo. Além disso, ele possui duas substâncias estimulantes: a teobromina e a cafeína. a primeira é responsável por garantir energia positiva, favorecer a atividade mental e estimular o sistema muscular. Já a segunda é reponsável por estimular o sistema nervoso central. Vale lembrar que seu consumo deve ser moderado, pois seu valor energético é alto.
Não podemos deixar de citar o vinho, já que no inverno é uma bebida bastante consumida.


Seu consumo dever ser moderado, equivalente a duas taças no máximo por dia, o ideal para proteger nosso organismo de algumas doenças, principalmente as relacionadas ao coração. As propriedades benéficas dos vinhos são:
* Os flavonóides: exercem efeitos antiflamatórios e ação antioxidante - especialmente contra a oxidação dos ácidos graxos (lipídeos) que resultam na formação de radicais livres, responsáveis pelos fenômenos da aterosclerose e trombose;
* As procionidinas: aumentam a resistência das fibras colágenas, exercendo um efeito protetor sobre as paredes dos vasos sanguíneos.
* Resveratrol: dissipam as plaquetas, aumentam a taxa de HDL (bom colesterol) e agem dilatando os vasos sanguíneos.

Estas são algumas dicas de alimentos gostosos e saudáveis para consumir no inverno. Lembrando que tudo deve ser consumido com moderação para não prejudicar a nossa saúde.

Fonte: http://www.nutriessencial.com.br

Grande beijo e curtam esse friozinho com moderação... hehehe

Com carinho
Thalita Mendes
Coordenadora Grupo Fé, Força e Vontade
Programa Gordas em Recuperação
Uberlândia - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário