quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Dieta estacionou? O que fazer?

Bom Dia meninócas. Que saudades de postar por aqui!
Desculpem a demora, mas agora espero poder me dedicar mais um pouco ao nosso querido blog. E mais uma vez venho pedir a TODAS vocês do nosso grupo para também compartilhar receitas, matérias, depoimentos por aqui....

E hoje, já estamos na 3º semana do 2º mês da nossa Reeducação Alimentar, dentro do Programa Gordas em Recuperação. É claro que muitas de nós já escapulimos um pouco da dieta, já nos desanimamos, já demos vontade de chutar o pau da barraca. Mas calma! Isso é normal! Mas não podemos deixar que isso tome conta de nós. Vamos lembrar de dois dos mandamentos do gordo em recuperação?

Mandamento 11 - SE COMETER UM DESLIZE, VOLTAR IMEDIATAMENTE AO CAMINHO CERTO.
Muitas vezes perdemos o controle e comemos, depois comemos mais porque já tínhamos comido. E a atitude vira uma bola de neve que pode nos engordar bons quilos em poucos dias. Se perdemos o controle e comermos mais do que devíamos hoje, vamos nos PERDOAR e RECUPERAR amanhã. A balança vai mostrar o real efeito do deslize e com disciplina em menos de um dia podemor ter compensado a falha sem engordar nada.

Mandamento 15 - VIVER UM DIA DE CADA VEZ, UMA VITÓRIA A CADA DIA, COM TODA A PACIÊNCIA.
Quem tem muitos quilos a perder normalmente se desestimula, mas é preciso ter paciência. Umas semanas se perdem mais quilos, outras menos, outras nenhum. Em outras é preciso diminuir ainda mais a quantidade de calorias ingeridas ou aumentar o gasto em atividades físicas. Comemore pequenas vitórias, mudanças de conduta, cada detalhe conquistado com muita paciência é fundamental para o resultado desejado.

Agora, quando o desânimo aparece e nos impede de continuarmos a nossa Reeducação Alimentar. O que fazer?

Os quilos despencam em queda livre nas primeiras semanas do nosso plano alimentar, mas depois o ponteiro da balança estaciona... rs, isso não é, e nem pode ser, um motivo para desânimo. Descubra o que pode estar errado e vá em frente.

Quem faz dieta para redução de peso (é o nosso caso), deve sentir raiva daqueles quilinhos que teimam em aparecer na balança, mesmo com muita disciplina e, algumas vezes, sacrifício. A sensação de que a dieta parou de dar resultados é horrível! Desanima qualquer um! Sem ver os efeitos positivos, fica muito difícil não retomar aos velhos hábitos alimentares e voltar a engordar.
Antes que isso aconteça, é preciso entender que a maioria das dietas têm um efeito de "emagrecimento" rápido no início e reduz o rítmo ao longo dos dias. Isso ocorre porque inicialmente se perde, sobretudo, o escesso de líquido do organismo, o que faz uma grande diferença na balança.
Depois de algumas semanas, a perda de peso na balança passa a ser mais lenta, o que dá falsa sensação de que a dieta parou de funcionar. Para não desanimar, é bom saber que esse processo é considerado normal. claro que quem faz dieta quer alcaçar sua meta o quanto antes. Mas o importante e ter consciência de quanto mais lento e gradual for o seu emagrecimento, maiores serão suas chances de conseguir uma mudança definitiva dos hábitos errôneos e de se manter no peso ideal.
Agora, se o ponteiro da balança realmente resolveu estacionar por um bom tempo, precisamos descobrir o que há de errado, já que existem vários motivos que podem levar um plano alimentar ao fracasso.
Primeiro: como você está se alimentando? Apenas cumprindo um cardápio com poucas calorias e pouco variado é o primeiro passo para ceder aos alimentos proibidos. (No nosso caso, nada é proibido, portando nem tudo nos convém). Quando a dieta é muito rígida, é fácil resistir no início, porém não vai demorar a abrir exceções. Então, é claro que a perda de peso vai parar nesse ponto.
Para nós amigas, a dieta dos pontos nos dá a total liberdade de escolhermos o que queremos comer. Porém devemos criar um cardápio que nos atende. Fazer com que ele seja saudável, prazeroso e que tenhamos resultado.
Uma vez eu li em uma matéria, que a nossa dieta tem seu lado negativo e seu lado positivo, pois como podemos comer de tudo, nós comemos coisas mais calóricas, e que acabam com os nossos pontos diários e por isso comemos poucos e sem saúde. Sendo que podemos comer a mesma quantidade de pontos, sabendo escolher alimentos menos calóricos e mais saudáveis. Por isso que algumas nutricionistas não recomendam a Dieta dos pontos sem acompanhamento nutricional. E é verdade.... rsrs muitas das vezes temos esses pensamentos de gordo... mas que mais tarde vamos ver que não é tão simples assim.
Já o uso de medicamentos como inibidores de apetite e redutores de absorção também dificultam o caminho até sua meta. Esses produtos acabam perdendo seus efeitos por causa de mecanismos de tolerância do organismo. Depois de um tempo, você percebe que o tamanho da sua fome volta a ser como antes e aqueles quilos que você perdeu, geralmente, reaparecem. Portanto, vale ressaltar que o importante não é a velocidade e facilidade que se emagrece, mas, sim, com que qualidade. Se esse processo de emagrecimento não for com tranquilidade, qualidade e bom senso é muito provável que seu plano alimentar realmente pare de funcionar e você volte a engordar.
Um terceiro e importantíssimo fato pelo qual sua dieta pode perder força e seu plano de emagrecimento ir por água abaixo, é a prática de atividade física. No começo, todos se sentem estimulados a malhar. Mas se o exercício não for um hábito em sua vida, existe uma forte tendência a largá-la logo nos primeiros dois meses. Com isso, o gasto calórico tende a ser menor, dificultando muito mais a eliminação de gorduras.
A dieta também pode ter sua parcela de culpa. Não pode ser muito restrita, nosso corpo pode ter reações que dificultam a perda de peso com práticas assim. Quando ele é submetido a uma redução calórica muito drástica, o organismo se defende, reduzindo o metabolismo. Ou seja, o corpo começa a trabalhar em uma marcha mais lenta e armazena praticamente tudo o que você come em forma de gordura. Afinal, ele não sabe quando vai voltar a receber alimento para manter suas funções básicas.
Portanto, como salienta a equipe de nutricionistas da Nutriway, para emagrecer, não existem milagres. É preciso não desanimar e não colocar tudo como um grande sacrifício, mantendo sempre em mente que adotando hábitos de vida saudáveis e tendo uma alimentação equilibrada e variada, sua meta será alcançada com muito mais rapidez e qualidade.

Fonte: Nutriway - Consultório de Nutrição - por Danielle Dutra Izac - Nutricionista - CRN-1 nº 4991
Shopping Deck Norte - SHIN CA 1 - Lago Norte - 2º andar - sala 203 - Brasília

Contato: nutri.nutriway@gmail.com



Amigas, Deus é o nosso MAIOR motivador e o nosso grupo acredita e afirma isso em todas as reuniões. E NÓS que somos filhas amadas dele vamos nos unir e ajudar uma as outras nesse próposito de emagrecer de forma saudável e feliz.
VAMOS MENINÓCAS!!!!
FÉ, FORÇA e VONTADE

Com carinho
Thalita Mendes
Coordenadora Grupo Fé, Força e Vontade
Programa Gordas em Recuperação
Uberlândia - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário