quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fibra demais faz mal, sabia?

Olá, meninas! Boa tarde! Como vocês estão no desafio?
Essa semana para mim está tudo correndo bem, porque as três metas propostas coincidentemente fazem parte da minha rotina diária.
Quanto ao consumo dos alimentos à base de grãos integrais e gostaria de fazer alguns comentários...
Estava lendo uma matéria na internet e pensei, em todos os problemas que tive quando incorporei este tipo de alimento aos meus hábitos alimentares. Eu não sabia a quantidade certa que deveria ingerir, não sabia que tinha que tomar água abundantemente durante o dia... Resultado: gases e prisão de ventre!
Alimentos baseados em grãos integrais, além de seus "zilhões" de benefícios, contém fibras que regulam o intestino. Para a correta regulação, existem algumas dicas que são mostras na matéria abaixo. 
Espero que usufruam desta informação! 

Abraços e Beijos light!
Sarah A.
Integrante do grupo Fé, Força e Vontade
Programa Gordas em Recuperação Uberlândia - MGcomo perder barriga

(...)

A onda do momento é consumir fibras, afinal, todos querem ter o intestino funcionando igual “relógio”. Mas como em toda regra alimentar, é preciso ter equilíbrio. A ingestão excessiva causa prisão de ventre e impede a absorção de nutrientes importantes ao corpo
As fibras estão no vocabulário feminino aliado ao horror da prisão de ventre, pois ajudam na formação do bolo fecal e consequente liberação de fezes pelo intestino. Surgem como ingrediente milagroso para as dietas, porque ficam mais tempo no estômago e aumentam a sensação de saciedade com menos alimentos. Elas ainda ajudam o organismo a absorver determinados nutrientes e a reduzir o nível de glicose e o mau colesterol do sangue, além de evitar mau hálito. Pesquisas apontam ainda que o alimento está associado à prevenção do câncer colorretal (intestino grosso).
O consumo diário recomendado pela agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA - Food and Drug Administration) é de 30 g. Do contrário, podem até provocar prisão de ventre e desidratação, além de dificultar a absorção de zinco, cálcio e de vitaminas A, D, E e K pelo organismo.
Segundo a nutricionista Ailla Alves, a dica para manter o equilíbrio com as fibras é aliar o consumo a muito líquido, impedindo o efeito de “entupimento” do intestino. Elas são classificadas em insolúveis e solúveis. As primeiras (cereais ou farelo, verduras, frutas com cascas e legumes), embora não sejam absorvidas pelo organismo como nutriente, ajudam a formar o bolo fecal e a absorver água. Já as solúveis (aveia, cevada, bagaço de frutas cítricas, maçã e goiaba) são importantes para o equilíbrio na absorção de nutrientes pelo organismo e ajudam a sensação de saciedade. 
Em relação à fibra, é importante ingerir a quantidade certa para cada organismo, pois, independentemente da média diária recomendada, cada corpo reage de uma forma. “A pessoa sente quando o consumo está ajudando. Se em vez de bem-estar, há uma sensação de estufamento ou as fezes estão secas e duras, é sinal que a pessoa precisa aumentar o consumo de líquido”.
Quando há prisão de vente, explica a profissional, significa que o organismo precisa de mais ou menos fibras e a quantidade certa será identificada pela própria pessoa. Além dos alimentos naturais e industrializados, as fibras também podem ser encontradas em forma sintética. Mas especialistas recomendam que a inclusão de fibras à dieta deve ser feita de forma gradual, pois o excesso pode causar gases, cólicas e diarréias. O exagero também provoca dilatação do estômago, que se adapta ao “efeito esponja” do alimento, aumentando a quantidade de alimento necessário para dar sensação de saciedade durante a refeição.
Em artigo intitulado “A importância das fibras para a alimentação”, a doutora Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de Nutrição da Universidade de São Paulo, explica que a quantidade média pode ser obtida com cinco ou mais tipos de frutas e vegetais e seis tipos de grãos totais (cereais e leguminosas). “Deve ficar claro que não é possível obter quantidades adequadas e variadas de fibras apenas pela ingestão de grandes quantidades de frutas e vegetais, já que esses possuem menor quantidade de fibras quando comparados aos grãos integrais, devido ao seu alto teor de água”, comenta no artigo.

Alimentos ricos em fibras em ordem decrescente
Cereais processados à base de farelo (farelo de trigo, arroz, aveia, cevada)
Leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha)
Frutas (maçã, pêra, goiaba e pêssego com casca, frutas cítricas como laranja e mexerica, incluindo o bagaço, uva-passa)
Hortaliças (batata com casca, brócolis, cenoura, couve, repolho).


Fonte: http://www.revistaunicaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24:fibra-demais-faz-mal-sabia&catid=10:destaque2&Itemid=10

2 comentários:

  1. Thalita, estou fazendo a dieta dos pontos desde segunda feira, e navegando encontrei seus videos no youtube, assisti tooooodooos!!! E pra achar seu blog? vasculhei mas achei !! Estou te seguindo...comecei minha dieta com 87k, e hj me pesei estou com 85k !

    Um gde beijooo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emily, tudo bem? Que bom que está gostando dos vídeos.
      Esse blog feforcaevontade é do grupo que participo aqui em Uberlândia. Já o meu blog do desafio virtual e o que tem a ver com o canal é thalitamendesgr.blogspot.com
      Beijos e Seja BEM VINDA!
      Thalita Mendes

      Excluir